Reforma Tributária e ERP são dois temas que caminham lado a lado nos próximos anos, principalmente para indústrias e varejistas que dependem de operações integradas e entrega de obrigações sem erros.
Com a aprovação das novas regras tributárias, empresas de todos os portes precisarão se adaptar a um novo modelo de impostos que muda a estrutura, a apuração e até o fluxo operacional dentro do negócio. E, nesse contexto, o ERP deixa de ser apenas uma ferramenta de gestão para se tornar peça estratégica na transição.
Pensando nisso, nós da M3Case preparamos um artigo sobre como a Reforma Tributária influencia a indústria e o varejo, quais são os principais desafios e qual é o papel do ERP TOTVS Protheus para garantir conformidade, eficiência e continuidade operacional. Acompanhe e saiba mais:
Por que a Reforma Tributária vai mudar a rotina das empresas?
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que a Reforma Tributária tem como objetivo simplificar tributos, reduzir a cumulatividade e tornar o sistema mais claro. Mas a transição entre o modelo atual e o novo será gradual e cheia de obrigações intermediárias. Isso significa que indústrias e varejistas terão que lidar com:
- Novos tributos (como IBS e CBS)
- Regras diferentes de creditamento
- Diminuição da cumulatividade
- Período de convivência entre os dois regimes
- Ajustes constantes nos cálculos e apurações
- Obrigações acessórias temporárias para a fase de transição
E tudo isso afeta os sistemas, processos, rotinas fiscais e operacionais. A pergunta, porém, é: sua empresa está preparada para absorver tantas mudanças?
Reforma Tributária e ERP: o papel estratégico do TOTVS Protheus na adaptação
Diante desse cenário, o ERP deixa de ser apenas uma ferramenta operacional e passa a ser o principal aliado da empresa para se manter regular, competitiva e produtiva. Veja os motivos:
1) Atualizações fiscais obrigatórias e automáticas
A Reforma Tributária requer atualizações constantes no ERP, desde ajustes simples até mudanças estruturais. Sendo assim, com uma consultoria especializada como a M3Case, sua empresa pode contar com a instalação das atualizações no Protheus, correção de erros que impactam na apuração, acompanhamento das mudanças legais e customizações específicas para o seu setor.
Sem essas atualizações, o ERP pode estar desatualizado e causar erros fiscais graves.
2) Parametrização eficiente e sem margem para erros
A Reforma requer que empresas revisem cadastros fiscais, regras de tributação, tabelas de impostos, rotinas automáticas e configurações de apuração.
Com suporte especializado, pode-se realizar essa parametrização com segurança e alinhamento à nova legislação. Por consequência, há a redução de riscos e garantia de previsibilidade operacional.
3) Customizações para atender demandas específicas
Apesar da unificação das regras, cada empresa tem sua particularidade. Sendo assim, no dia a dia da indústria e do varejo, demandas como cálculo de crédito específico, regras personalizadas de faturamento, relatórios gerenciais adaptados e integrações com sistemas externos podem exigir desenvolvimento personalizado.
É aqui que as customizações em AdvPL fazem toda a diferença, pois mantêm o ERP 100% aderente ao negócio e à legislação.
4) Treinamento dos times para usar o sistema corretamente
Com o novo modelo tributário, colaboradores precisarão aprender novas rotinas, novos campos, processos de apuração e relatórios fiscais. Se, porém, não houver treinamento, os erros operacionais vão se multiplicar.
A M3Case assegura capacitação por área (fiscal, compras, estoque, produção, financeiro), a fim de que todos utilizem o Protheus da maneira correta no novo contexto.
5) Suporte e sustentação para evitar paradas e erros na operação
Durante a transição entre modelos tributários, erros tendem a aumentar. Por isso, contar com suporte especializado é fundamental para:
- corrigir falhas imediatas
- garantir continuidade operacional
- acompanhar mudanças legais
- ajustar rotinas conforme necessário
Sendo assim, o papel da sustentação será ainda mais importante nos próximos anos.
Leia também: Reforma Tributária e Configurador de Tributos no TOTVS Protheus: otimize sua gestão fiscal!
Como a sua empresa pode se preparar hoje?
A implantação da Reforma Tributária ocorre de forma gradual, mas a preparação deve começar agora. Confira a seguir quais são os passos que indústrias e varejistas não podem adiar:
- Auditar o ERP atual e identificar falhas, customizações antigas e desatualizadas.
- Revisar cadastros fiscais e operacionais para iniciar a transição com dados limpos.
- Atualizar o Protheus com os pacotes mais recentes.
- Criar um plano de implantação das mudanças junto a uma consultoria técnica.
- Treinar equipes para evitar erros no uso do sistema.
- Implementar melhorias que automatizem processos e reduzam retrabalho.
- Monitorar resultados para ajustar regras conforme a legislação evoluir.
Quanto antes sua empresa iniciar a adaptação, menores serão os riscos de impactos operacionais e fiscais.

Associar Reforma Tributária e ERP é indispensável para indústrias e varejistas
Por fim, as empresas, incluindo indústrias e varejistas, terão que conviver com novos tributos e regras de apuração. Isso trará uma série de mudanças no fluxo operacional, financeiro e fiscal. Mas com a atualização do ERP, parametrização e adequação à realidade da empresa, essa transição pode ser não apenas tranquila, mas uma oportunidade de ganho de eficiência.
A M3Case está pronta para ajudar sua empresa a atravessar essa mudança com segurança, tecnologia e suporte especializado. Desse modo, o Protheus pode trabalhar a seu favor no novo cenário tributário.
Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!

