Skip to content
Contate-nos +55 11 2391.4585
  • fa-linkedin
  • fa-whatsapp
M3Case

M3Case

Consultoria Sistema Totvs

  • Início
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

O que é maturidade digital e em que nível sua empresa está?

  • setembro 19, 2023
  • 11:41 am

Atualmente, para uma empresa se manter saudável no mercado, ela deve adotar estratégias de Big data e promover o desenvolvimento de sua maturidade digital.

Afinal, nos encontramos em um novo contexto que prioriza a integração cada vez mais substancial do mundo online e offline.

Por isso, é importante saber se posicionar frente a essas demandas e também aproveitá-las, desenvolvendo ações capazes de coletar e processar dados para uma melhor experiência do cliente.

Em termos gerais, “maturidade digital” descreve esta situação: um indicador baseado em 4 dimensões, que mede como uma determinada empresa se adapta e potencialmente utiliza o ambiente digital, suas ferramentas e mentalidade, para garantir vantagens competitivas e inovação para suas soluções e Law Suit.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o assunto, revelando o que é maturidade digital e como calcular a da sua empresa. Fique conosco.

 

Afinal, o que é maturidade digital?

Embora o nome possa ser enganoso, o conceito de “maturidade digital” não se baseia apenas na digitalização, pois indústrias altamente digitalizadas ainda podem apresentar diferentes níveis de maturidade. É necessário ir mais longe.

Atingir a maturidade digital é um dos principais desafios do atual ecossistema corporativo, marcado por mudanças no comportamento e nas necessidades dos clientes, aliadas a uma dinâmica de mercado cada vez mais competitiva.

Mesmo assim, embora a maturidade digital não dependa apenas dessas adaptações dos processos de negócios ao ambiente digital, é inegável que os investimentos em inteligência de dados são rentáveis ​​e transformam profundamente as operações organizacionais.

Em um estudo recente, a McKinsey e o MIT (Machine Intelligence for Manufacturing and Operations) analisaram 100 empresas de diferentes segmentos e tamanhos para entender por que algumas empresas são melhores do que outras na implementação de uma jornada digital.

A pesquisa identificou que negócios estrategicamente focados no uso de dados se tornaram verdadeiros casos de sucesso, como a Wayfair, que otimizou seus embarques e com isso reduziu em 7,5% o custo de logística em suas operações.

A Augury, marca de manutenção preditiva, também se adaptou a esse cenário e conseguiu economizar 2,8 milhões de tubos de pasta de dente.

Os exemplos, que são muitos e aqui são amplamente destacados, demonstram a importância e o leque de oportunidades que são geradas para empresas que trabalham na maturação digital de seus processos, gestão e soluções.

Nesse contexto, podemos inferir que a maturidade digital é a capacidade de uma empresa se adaptar às transformações digitais e sociais do ambiente em que está inserida, utilizando potencialmente recursos e ferramentas tecnológicas para se destacar no mercado.

O conceito implica não só o uso de dispositivos, dados e tecnologias, mas também uma gestão inovadora, recursos humanos estratégicos, bem como atenção integral às demandas dos clientes.

Portanto, a maturidade digital indica a eficiência de uma empresa em responder rapidamente às transformações contextuais, inovando e aprimorando seus processos e soluções.

 

Como calcular a maturidade digital de uma empresa?

Segundo pesquisa da McKinsey, realizada com 124 empresas de grande e médio porte, de diversos setores, para saber o nível de maturidade digital das empresas que atuam no país, esse cálculo pode ser observado avaliando 4 dimensões contidas neste conceito: Estratégia, Capacidades, Organização e Cultura.

 

 

 

Quanto mais desenvolvida cada uma dessas etapas, mais madura digitalmente é uma empresa.

As dimensões trazem pontos destacados que orientam as boas práticas que devem ser seguidas para que as empresas se adaptem plenamente ao contexto digital. Verificar:

• Estratégia: Esta dimensão representa a capacidade de uma empresa em gerir suas estratégias de forma holística, tendo o digital não como um complemento, mas como parte de todo o processo.

• Capacidades: “Capacidade” também se refere à necessidade das empresas conseguirem se manter adequadas às normas do ambiente digital com base na adequação legal.

• Organização: Esta dimensão é essencial para determinar o grau de transformação digital de um negócio, referindo-se ao acompanhamento contínuo dos objetivos para um contexto verdadeiramente digital na empresa.

• Cultura: Ter um bom desempenho nessa dimensão significa entender que ter uma cultura voltada para a inovação e a assunção de riscos é parte fundamental do processo de transformação digital.

Conclusão

Futuramente, após avaliar os temas de cada dimensão, será possível classificar as organizações em 4 diferentes estágios de maturidade digital, sendo o primeiro o menos desenvolvido e o quinto o mais robusto.

Assim , ao identificar os 4 processos , sua empresa estará preparada para impulsionar as iniciativas de transformação digital, entender e se adaptar continuamente às crescentes demandas dos clientes criadas pela mudança tecnológica constante.

Receba nossa NewsLetter

Newsletter Form
PrevArtigo Anterior5 vantagens de utilizar o sistema Cloud ERP
Próximo ArtigoComo o sistema ERP impacta o setor de serviços?Next

Posts recentes

  • As vantagens da integração entre Power Bi e sistemas ERP
  • O Futuro do ERP: 5 principais tendências em 2024
  • Alíquotas de ICMS 2024: veja quais as mudanças e como atualizar o Protheus
  • Solicitações de Reembolso no ERP TOTVS Protheus
  • LGPD TOTVS Protheus : saiba mais sobre a lei de proteção de dados

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Receba nossa NewsLetter

    Newsletter Form Sidebar
    Rua Miguel Maldonado, 277 - Jardim São Bento - São Paulo - SP

    Secondary Menu

    • Início
    • Quem Somos
    • Serviços
    • Clientes
    • Blog
    • Contato
      M3Case - Consultoria Totvs Protheus
      Gerenciar Consentimento de Cookies
      Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
      Funcional Sempre ativo
      O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
      Preferências
      O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
      Estatísticas
      O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
      Marketing
      O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
      Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
      Ver preferências
      {title} {title} {title}
      × Como posso te ajudar?