Atualmente, para uma empresa se manter saudável no mercado, ela deve adotar estratégias de Big data e promover o desenvolvimento de sua maturidade digital.
Afinal, nos encontramos em um novo contexto que prioriza a integração cada vez mais substancial do mundo online e offline.
Por isso, é importante saber se posicionar frente a essas demandas e também aproveitá-las, desenvolvendo ações capazes de coletar e processar dados para uma melhor experiência do cliente.
Em termos gerais, “maturidade digital” descreve esta situação: um indicador baseado em 4 dimensões, que mede como uma determinada empresa se adapta e potencialmente utiliza o ambiente digital, suas ferramentas e mentalidade, para garantir vantagens competitivas e inovação para suas soluções e Law Suit.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre o assunto, revelando o que é maturidade digital e como calcular a da sua empresa. Fique conosco.
Afinal, o que é maturidade digital?
Embora o nome possa ser enganoso, o conceito de “maturidade digital” não se baseia apenas na digitalização, pois indústrias altamente digitalizadas ainda podem apresentar diferentes níveis de maturidade. É necessário ir mais longe.
Atingir a maturidade digital é um dos principais desafios do atual ecossistema corporativo, marcado por mudanças no comportamento e nas necessidades dos clientes, aliadas a uma dinâmica de mercado cada vez mais competitiva.
Mesmo assim, embora a maturidade digital não dependa apenas dessas adaptações dos processos de negócios ao ambiente digital, é inegável que os investimentos em inteligência de dados são rentáveis e transformam profundamente as operações organizacionais.
Em um estudo recente, a McKinsey e o MIT (Machine Intelligence for Manufacturing and Operations) analisaram 100 empresas de diferentes segmentos e tamanhos para entender por que algumas empresas são melhores do que outras na implementação de uma jornada digital.
A pesquisa identificou que negócios estrategicamente focados no uso de dados se tornaram verdadeiros casos de sucesso, como a Wayfair, que otimizou seus embarques e com isso reduziu em 7,5% o custo de logística em suas operações.
A Augury, marca de manutenção preditiva, também se adaptou a esse cenário e conseguiu economizar 2,8 milhões de tubos de pasta de dente.
Os exemplos, que são muitos e aqui são amplamente destacados, demonstram a importância e o leque de oportunidades que são geradas para empresas que trabalham na maturação digital de seus processos, gestão e soluções.
Nesse contexto, podemos inferir que a maturidade digital é a capacidade de uma empresa se adaptar às transformações digitais e sociais do ambiente em que está inserida, utilizando potencialmente recursos e ferramentas tecnológicas para se destacar no mercado.
O conceito implica não só o uso de dispositivos, dados e tecnologias, mas também uma gestão inovadora, recursos humanos estratégicos, bem como atenção integral às demandas dos clientes.
Portanto, a maturidade digital indica a eficiência de uma empresa em responder rapidamente às transformações contextuais, inovando e aprimorando seus processos e soluções.
Como calcular a maturidade digital de uma empresa?
Segundo pesquisa da McKinsey, realizada com 124 empresas de grande e médio porte, de diversos setores, para saber o nível de maturidade digital das empresas que atuam no país, esse cálculo pode ser observado avaliando 4 dimensões contidas neste conceito: Estratégia, Capacidades, Organização e Cultura.
Quanto mais desenvolvida cada uma dessas etapas, mais madura digitalmente é uma empresa.
As dimensões trazem pontos destacados que orientam as boas práticas que devem ser seguidas para que as empresas se adaptem plenamente ao contexto digital. Verificar:
• Estratégia: Esta dimensão representa a capacidade de uma empresa em gerir suas estratégias de forma holística, tendo o digital não como um complemento, mas como parte de todo o processo.
• Capacidades: “Capacidade” também se refere à necessidade das empresas conseguirem se manter adequadas às normas do ambiente digital com base na adequação legal.
• Organização: Esta dimensão é essencial para determinar o grau de transformação digital de um negócio, referindo-se ao acompanhamento contínuo dos objetivos para um contexto verdadeiramente digital na empresa.
• Cultura: Ter um bom desempenho nessa dimensão significa entender que ter uma cultura voltada para a inovação e a assunção de riscos é parte fundamental do processo de transformação digital.
Conclusão
Futuramente, após avaliar os temas de cada dimensão, será possível classificar as organizações em 4 diferentes estágios de maturidade digital, sendo o primeiro o menos desenvolvido e o quinto o mais robusto.
Assim , ao identificar os 4 processos , sua empresa estará preparada para impulsionar as iniciativas de transformação digital, entender e se adaptar continuamente às crescentes demandas dos clientes criadas pela mudança tecnológica constante.